sexta-feira, 14 de junho de 2013

A HISTÓRIA DE UM "MAU SUCESSO" E O ADIAMENTO DE UM SONHO

O futebol foi, é, e sempre será um esporte apaixonante e atraente. A imprevisibilidade reina absoluta em todas as partidas e, de vez em quando, ocorrem fatos inimagináveis, outras, acontece a lógica, se é que existe uma "lógica futebolística". A trajetória da equipe santanense do Poço de Pedras na Copa Primo Fernandes 2013 foi permeada de todos estes e outros ingredientes. Primeiro, dado o histórico das equipes de Riacho de Santana na maior competição de futebol amador do Alto Oeste Potiguar, muitos achavam improvável que a equipe vencesse alguma partida. No entanto, o Poço de Pedras surpreendeu a estes muitos vencendo logo na estreia. E depois, fora de casa, em seguida, conseguiu um empate heroico diante da super equipe do Palmeiras de Major Sales, em pleno Estádio "O Piozão". Estádio no qual esta equipe, posteriormente, daria adeus a competição e, eu diria, precocemente, diante das circunstâncias. Contudo, para que isto ocorresse, o time poçopedrense conseguiu outra façanha, se tornando a primeira equipe santanense a passar de fase, mas, o feito maior estava por vir. Nas oitavas de finais, após perder em seu território pelo placar de 02 x 01 para o Real Madrid, um dos favoritos a chegar a final, o Poço de Pedras conseguiu derrotar este poderoso oponente pelo placar de 01 x 00 nos domínios do adversário e alcançar o que para ele foi uma conquista incomensurável  - chegar as quartas de finais da competição. E diante do que já havia sido feito, nada seria impossível, inclusive, o título. Mas, no futebol... Bem, vamos tentar descrever a história deste confronto.

Nas quartas de finais o adversário do Poço de Pedras era a equipe paraibana de Bom Sucesso e, a estas alturas, poucos se arriscariam a apontar um favorito e, mesmos com os apontamentos, o duelo de opiniões era equilibrado. Dentro de campo, um certo nervosismo parecia abalar "as Pedras do Poço", que não conseguiam se articular para formar a muralha construída nas oitavas de finais na cidade de Tenente Ananias. Tanto é que, aos 18 minutos, o atacante Edivan, ultrapassou facilmente esta barreira marcando o primeiro gol do time paraibano e da partida. Mas, depois disto, o Poço começou a organizar melhor as Pedras do ataque e, pouco depois, Jacinto, veloz como uma pedra descendo ribanceira abaixo, fez a bola penetrar no gol adversário igualando novamente o marcador, que terminou com a mesma forma geométrica dos dois lados no final da primeira etapa.

Desta "forma", o incerto permanecia. Quem venceria o duelo? Quem se classificaria? Neste momento, como é natural, uma certa apreensão tomava conta das torcidas e dos integrantes das duas equipes e, todos, só tinham uma certeza: A de que só haviam pouco mais de 40 minutos para que um dos dois planteis desse adeus a competição no ano de 2013. Então, neste clima, veio o 2º tempo e com ele, um Poço de Pedras que tomara iniciativa, decidido a ir adiante e continuar fazendo história. Mas, faltava eficiência em seu ataque e, consequentemente, o principal, o ápice de um jogo de futebol - o gol. Desta forma, transcorreu a mesma quantidade de tempo sem gols da etapa inicial, só que, no minuto seguinte, o meia Rosenildo, de Bom Sucesso, aproveitou uma desestruturação na construção defensiva do Poço de Pedras e, fez o que quis pelo setor esquerdo ofensivo, até fazer com que a bola escrevesse uma trajetória aérea até chegar a cabeça de Petrônio, que entrara no intervalo e que, neste momento, estava sozinho dentro da pequena área, fazendo com que o marcador que assinalava os gols paraibanos se alterasse do 1º para o 2º cardinal. Minutos depois, o técnico Pedro colocou mais um atacante - Wálisson, dando um maior poderio ofensivo ao time santanense que continuava desperdiçando boas oportunidades de lograr êxito em suas intensões ofensivas. Marruá, Bruno Allan, Israel, foram alguns dos arrancaram suspiros e aquele grito de "uuuuuu" da torcida santanense, ao não aproveitarem as chances criadas.

Como havia um maior volume no ataque, consequentemente, o outro setor, o defensivo, ficou mais fragilizado e, aproveitando-se desta fragilidade, a mesma dupla responsável pelo segundo gol, só que desta vez pelo outro lado e, com o pé fizeram o terceiro, decretando o "Bom Sucesso" do time paraibano. O gol foi o tiro de misericórdia que fez desmoronar o Poço de Pedras, que, sem mais poder de reação, só aguardou o término do embate para cair por terra, dando adeus a competição. Assim, ao contrário do seu oponente, obteve, neste jogo um "mau sucesso" e encerrou uma participação surpreendente.

OPINIÃO: Por tudo o que apresentou na competição, a desclassificação nas quartas de finais diante da equipe de Bom sucesso não representa, de maneira alguma o "fundo do Poço", ao contrário! Naturalmente sempre queremos mais e, pelo que apresentou nesta partida, a equipe santanense tinha totais condições de ir mais adiante, mas, os pecados cometidos foram cruciais para o resultado negativo, deixando um gostinho "de quero mais" por parte de muitos integrantes do grupo. Todavia, tudo aquilo que foi feito merece ser aplaudido por todos os santanenses amantes do esporte bretão, falo daqueles que o são realmente, e não dos que "se dizem", pois, sem dúvidas, a equipe sitiana colocou o nome de Riacho de Santana no rol do futebol altoestano. A todos que, bravamente defenderam e honraram esta camisa, os nossos sinceros parabéns!

Texto: Prof. Jandeilmo Cleidson (Cleidão)

IMAGENS:
POÇO DE PEDRAS
BOM SUCESSO
TORCIDA

CORPO AO CHÃO

INTERVALO

GESTORES DE BOM SUCESSO

REINÍCIO DE PARTIDA

TORCIDA DESCONTRAÍDA

GESTOR SANTANENSE (PRESENÇA CERTA!)

NARRADOR SHOW DE BOLA!

COMEMORANDO A CLASSIFICAÇÃO

A FESTA PARAIBANA CONTINUOU NOS VESTUÁRIOS

AO LADO DE MARQUINHOS, O ORGANIZADOR DA COMPETIÇÃO

"PÉROLAS" DA TORCIDA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário