quarta-feira, 11 de abril de 2018

III COPA MARIA MATA: O PENÚLTIMO DOS "JOGÕES"

Desde que iniciou-se as fases mata-mata da III Edição da Copa Maria Mata de Futebol, o "Mateuzão", na Comunidade Catingueira - Riacho de Santana/RN, tem sido palco de verdadeiros "duelos de Titãs". Não houve sequer um jogo que não fosse digno de uma final. Nas quartas de finais, 2 partidas terminaram empatadas no tempo regulamentar (Portuguesa 0 x 0 Fluminense; São Bernardo 1 x 1 Caiçara) e foram decididas nas penalidades. Apenas 1 partida teve 2 gols de diferença (Roma 3 x 1 Renovação), a outra, teve o placar mínimo (Independente/RF 1 x 0 Carnaubal).

Nas semifinais, travou-se um duelo Riacho de Santana x Rafael Fernandes, já que 2 equipes de cada município se classificaram. Na primeira, o município sede da competição levou a melhor, quando a Portuguesa bateu o Independente por 2 x 1, classificando-se para a grande final, pela 3ª vez consecutiva. Na outra, realizada no último sábado (07/04), quem se saiu melhor foram os visitantes, quando a equipe que leva o nome da capital italiana venceu a Caiçara, de virada, pelo mesmo placar do jogo anterior. Curiosamente, 2 dias depois, o Roma, "original", avançou às semi-finais do campeonato mais importante da Europa ao impor uma derrota improvável, por 3 x 0 ao "todo poderoso" Barcelona. Mas, como esta partida está sendo e será noticiada em todos os programas esportivos veiculados pela TV brasileira, vamos contar o que aconteceu de mais importante na partida que marcou o penúltimo dos grandes jogos desta edição da Copa Maria Mata de Futebol.

O JOGO:
A primeira tentativa ofensiva foi do Roma, logo aos 2 minutos Joãozinho cabeceia, mas o goleirão Cássio, bem colocado, pega com tranquilidade. A Caiçara responde imediatamente, entretanto o zagueiro Alex, trava um chute do atacante Jéferson.

O jogo seguiu sem grandes chances para nenhuma das equipes até os 11 minutos, quando em um cruzamento vindo da direita, Jéfferson (Gordinho) divide no alto com o seu marcador, mas quem fica com a bola é Eldinho que, sozinho, de dentro da grande área, fuzila de perna direita, abrindo o marcador em favor da Caiçara, fazendo explodir de alegria a sua numerosa e fiel torcida que se fez presente em massa no Mateuzão.

4 minutos depois o Roma tenta responder em um chute de longa distância. Mais uma vez o goleirão Cássio segura com tranquilidade.

O Roma continua buscando o empate e, aos 25, Antônio cabeceia para outra defesa tranquila de Cássio.

No minuto seguinte, em uma jogada de velocidade, o marcador de Cheiroso, no máximo, conseguiu sentir seu cheiro. O lateral esquerdo do Roma, disparou, chegou a linha de fundo e só rolou para o meio da área, onde estava o atacante Joãozinho que antecipou a marcação e empurrou a bola para o fundo das redes, vencendo Cássio e igualando o marcador, para o delírio da sua pequena torcida que também se fez presente.

O gol deixou a Caiçara momentaneamente abalada e, aos 31 minutos, não fosse uma grande defesa do seu goleiro, Antônio teria ampliado ao aproveitar uma sobra de bola pela esquerda. Após a defesa, a bola foi afastada, mas continuou com o Roma, Cheiroso, na entrada da área sofre falta. Antônio bate junto a trave esquerda, e Cássio faz outra super defesa, cedendo escanteio.

2 minutos para terminar a etapa inicial, Jéferson (Gordinho) recebe na área, gira e bate de esquerda, só que do outro lado também havia um grande goleiro, Alécio, que cai e pratica a defesa. E, no primeiro tempo foi o que aconteceu de mais interessante.

O segundo tempo começou e, logo aos 10 minutos a Caiçara perdeu o atacante Zé Preto, que havia se machucado no primeiro tempo, em um lance que não conseguiu fazer o "breque". No seu lugar entrou Ryan, que, também machucado, só permaneceu em campo por 8 minutos, dando lugar a Jéfferson.

Nos minutos iniciais o jogo se concentrou no meio campo e, apenas aos 14 minutos surge a primeira grande chance do jogo, eu diria que a melhor da Caiçara após o gol.   Eldinho recebeu a bola na esquerda e, com um passe primoroso de trivela, enfia a bola entre 4 marcadores para o Gordinho, este fica frente a frente com o goleirão Alécio, todavia faltou-lhe pernas para chegar inteiro e finalizar com precisão.

Aos 19 da etapa derradeira, a Caiçara teve outra grande chance, quando o lateral esquerdo Vandinho bate falta, o goleirão Alécio sai do gol sem conseguir interceptar, e o Gordinho de cabeça, sozinho, faz a bola sair pela linha de fundo.

Por sugestão de Joãozinho, que havia cedido o lugar para Jocélio, Cheiroso mudou de lateral e, aos 26, em mais uma arrancada em que seus marcadores não conseguiram sentir sequer seu aroma, chega a linha de fundo e novamente cruza para o centro da área, dessa vez é Antônio que se antecipa, gira batendo de direita para virar o marcador em favor do Roma.

Nos minutos seguintes ao gol, a Caiçara parecia está entregue, sem forças para reagir. 3 minutos depois da virada, o 3º quase vinha com Terceiro, que aproveitou uma sobra de bola e chutou de longe, porém não conseguiu acertar o alvo.

A partir daí a Caiçara se lançou ao ataque, deixando seu sistema defensivo praticamente desguarnecido. Aos 37, em um contra ataque rápido onde haviam 4 atacantes contra 2 marcadores, Romarinho fez grande jogada pela esquerda deixando Moura de frente para Cássio, mas este chuta para fora. No minuto seguinte, novamente o Roma chega com superioridade numérica - 2 atacantes contra 1 defensor. Dessa vez, é o próprio Romarinho que chuta fraco e Cássio pega sem grandes dificuldades.

A cada minuto que passava o Roma desperdiçava uma grande chance. Aos 39, foi Antônio que, tendo apenas Cássio a sua frente, tentou por cobertura, só que errou na força e o goleirão pegou.

No minuto final e mais nos 3 acrescidos pelo árbitro, nada mais aconteceu e o Roma, de virada, venceu a partida se classificando para a decisão do certame, encerrando este super jogo.

Assim, no próximo sábado (14/04), certamente o Mateuzão será o cenário do último grande jogo da III Copa Maria Mata e, Portuguesa x Roma, farão um duelo daqueles de arrepiar, tendo, assim como foi nas semi, uma final: Riacho de Santana x Rafael Fernandes. Será imperdível!!!

IMAGENS DA PARTIDA

ARBITRAGEM DESTE GRANDE DUELO

ROMA - O REPRESENTANTE RAFELENSE
CAIÇARA - A EQUIPE SANTANENSE
ROLA A BOLA

CHEIROSO POR CIMA

CHEIROSO POR BAIXO

SERÁ QUE DAR?

GOOOL!!!

DISPUTA ACIRRADA

CÁSSIO ANTES DE DEFENDER

MEIO CAMPO POVOADO

ÁREA POVOADA

COMEÇA O 2º TEMPO!!!

PERDEU!!!

BOLA AO ALTO

ÁRBITRO ATENTO

ELDI CONDUZ COM CLASSE

OBSERVANDO

TORCIDA

VOU MANDAR NA ÁREA

NÃO FALEI?

MAIS UMA DISPUTA ACIRRADA
ESSE VALEU UM AMARELINHO
  
TIRO DE META




Nenhum comentário:

Postar um comentário