sexta-feira, 24 de agosto de 2012

SÉRIE B: AMÉRICA X ABC

MP veta pedido de torcida única

Na batalha de bastidores travada antes de a bola rolar, o América marcou o primeiro gol sobre o ABC. O Ministério Público considerou o estádio Nazarenão apto para receber as duas torcidas e a decisão foi tomada com base em relatório da Polícia Militar, garantindo segurança total para o clássico de amanhã, às 16h20. Segundo o promotor José Augusto Perez, membro da comissão de implementação do Estatuto do Torcedor no RN, o pleito alvinegro terá de ser redirecionado para CBF. 
Arquibancadas móveis do estádio Nazarenão passaram por vistoria de segurança e vão passar pelo primeiro teste no clássico de amanhã
"Recebi o documento constando as argumentações do ABC. Dada a urgência da situação, consultei o comando da PM que não viu motivo para adotar qualquer tipo de medida de exceção. Além do mais, os laudos do Nazarenão também estão em dia e o estádio continua apto a receber partidas de quaisquer porte", afirmou José Augusto.

Impedido de agir devido a legalidade da situação e a falta de registros de casos graves no histórico das partidas entre essas duas equipes, em Goianinha, a promotoria aconselhou a direção do ABC a endereçar o pleito para diretoria de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Apenas ela tem poder para alterar o mando de campo e dispor sobre as questões de segurança de torcidas e estádios.

Na solicitação enviada ao Ministério Público o ABC enumerou como motivos para o pedido de torcida única nos jogos as seguintes argumentações: A) Histórico de violência entre as torcidas, B) As últimas declarações do presidente do América, Alex Padang, que atiçaram ainda mais o clima belicoso entre os torcedores, C) Goianinha dista a mais de 50Km de Natal, favorecendo a armação de emboscadas criminosas por parte dos torcedores rivais, D) O pequeno e acanhado estádio de Goianinha, segundo a imprensa, não cumpriu sequer com o básico de estrutura e segurança conforme as normas da CBF e do Estatuto do Torcedor, E) Com torcida única nos jogos, eliminando os riscos de confrontos, os estádios iriam receber um público bem maior devido a sensação de segurança.

Hoje no quartel central da PM haverá um encontro final dos membros responsáveis pela segurança pública com representantes das duas torcidas.

Alex Padang preferiu não comentar a tentativa da diretoria do ABC de sensibilizar o MP alegando questões de insegurança no Nazarenão. "Essa coisa de torcida única no estádio não pega. Tentaram fazer isso em Fortaleza, não conseguiram, bem como não conseguiram aqui também. Ficaram inventando coisas que não se comprovam e tenho certeza que a torcida dos dois clubes irão fazer uma festa muito bonita amanhã, com muita paz no estádio", afirmou o dirigente que disponibilizou uma carga de 600 ingressos para os torcedores alvinegros, que serão vendidos no Pitsburg na Prudente de Morais.

Imagem e Reportagem: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário