quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Natal recebe a Copa Norte-Nordeste de Sinuca

Neste fim de semana Natal vai se tornar a capital regional da sinuca. Nos dias 14, 15 e 16 a cidade vai sediar pela primeira vez a Copa Norte-Nordeste da modalidade, que vai receber os principais jogadores de todos os estados das duas maiores regiões do país, e que pretende abrir as portas da capital potiguar para o calendário oficial do esporte no Brasil.

A competição será realizada na Sede Social do América Futebol Clube, localizada na Avenida Rodrigues Alves (Tirol), que deve receber pelo menos 80 jogadores na disputa pelos R$ 13 mil em premiações que serão entregues aos cinco melhores colocados.

Para o empresário Gil Silva, da Natal Snooker, organizadora do evento, a Copa Norte-Nordeste em Natal será uma grande oportunidade para apresentar ao grande público a prática da sinuca como um esporte, que cada vez mais vem ganhando espaço no Rio Grande do Norte. “Muita gente ainda vê a sinuca apenas como brincadeira, mas hoje a sinuca já é um esporte, com federações, competições oficiais e grandes jogadores”, diz.

Com a vinda da Copa Norte-Nordeste para a cidade, ele também espera que a capital potiguar consiga sediar o Campeonato Brasileiro da modalidade até o ano da Copa do Mundo de Futebol no Brasil. “Nós esperamos que esse evento torne-se uma porta aberta para que até 2014, ano da Copa do Mundo em Natal, a gente consiga trazer aqui para a cidade o Campeonato Brasileiro, colocando o Rio Grande do Norte de uma vez por todas no calendário oficial de competições da sinuca brasileira”.

Entre os principais nomes confirmados no evento está o do potiguar Manu. Considerado um dos grandes nomes da sinuca regional, ele conquistou o segundo lugar no Campeonato Brasileiro de Sinuca, realizado no início de novembro no Maranhão, e acredita que a competição será um marco para os praticantes da sinuca no RN.

“Eu considero muito importante a realização de um campeonato de sinuca aqui em Natal. Em todo o Brasil há competições e torneios do esporte, mas aqui na cidade não há muita divulgação”, comenta o potiguar, que promete brigar pelo título do torneio. “Estou treinando para a disputa e pretendo representar minha capital na final da copa”, ressalta.

Para Gil Silva, a certeza de que Natal conseguirá promover um grande evento neste final de semana vem do sucesso dos demais torneios Brasil afora. Para ele, a Copa Norte-Nordeste de Sinuca servirá para difundir e profissionalizar de vez a modalidade aqui no estado. “O Campeonato Brasileiro em São Luís-MA foi um grande evento e ajudou a mostrar mais sobre esse esporte, que cresce a cada dia no Brasil, também lá no Maranhão. Aqui em Natal não será diferente e a gente espera que o público potiguar possa conhecer nossos principais jogadores e o potencial que a sinuca potiguar apresenta no cenário regional”, diz.

A I Copa Norte-Nordeste de sinuca é um evento organizado pela Natal Snooker, com a chancela da Federação Norteriograndense de Sinuca (FNS) e da Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca (CBBS). Toda a estrutura oficial de competição está sendo montada na sede do América, que está recebendo toda a estrutura de logística para recebimento do público.

“Nós acreditamos muito na presença de um bom público, já que esta será a primeira vez que um evento como esse é realizado em Natal, e que em todos os locais onde são realizadas competições de sinuca a participação popular é muito grande”, ressalta Gil Silva.

O torneio será disputado tendo como base a regra brasileira e, para participar, os competidores podem se inscrever até no dia do evento na sede da Natal Snooker, em Lagoa Nova, ou através do telefone (84) 3205-6175. Os inscritos ganharão uma camisa da Copa Norte-Nordeste e um cupom para concorrer a uma TV LCD em sorteio no domingo (16), dia das finais do certame.

SERVIÇO
I Copa Norte-Nordeste de Sinuca
Data: 14, 15 e 16 de dezembro
Local: Sede social do América F.C
Inscrições: Natal Snooker – Rua 1º de Maio, nº 27ª, Cidade Nova, Natal-RN
Dúvidas: (84) 3205-6175 e (84) 9961-7474
Entrada: R$ 5 (preço único)

* Pedro Neto/Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário