quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

COPA SANTANENSE: CLÁSSICO LOCAL NA FINAL

Na 2ª semifinal da I Copa Santanense de Futebol de Minicampo, eram poucos, aliás pouquíssimos aqueles que apostavam em um jogo equilibrado. A imensa maioria dos torcedores acreditavam que a equipe do Poço de Pedras iria se impor desde o início e, muitos, mas muitos mesmos, falavam que o Juventude sofreria uma goleada estonteante. Porém, como sobre o reino encantado do futebol o imponderável reina absoluto...

Dentro de campo a história foi outra! Sim! O Poço de Pedras tinha mais volume! Porém, "a estrada de tijolos amarelos" não estava tão fácil como se imaginava. O Juventude, bem postado, resistia as investidas do adversário como podia. Como um verdadeiro colosso em seu sistema defensivo, o jogador Francimar era absoluta dentro de sua área e, mesmo quando o goleiro Lôro resolveu presentear Marruá, entregando-lhe a bola na entrada de sua área, o jogador do Poço de Pedras errou o alvo e a bola sobrevoou o travessão do goleiro que, depois viria a praticar defesas excepcionais. Contudo, o Juventude não era só defesa, de vez em quando, em contra ataques rápidos conseguia chegar a meta adversária, principalmente com Jackson, o 07, pela direita e Roger, o 70, pela esquerda. As vezes, eles mudavam a ordem, não da numeração, mas do "caminho da felicidade", aquele que poderia terminar em gol. Para a surpresa de todos, o 1º tempo terminou sem gols...

Esta situação já incomodava o Poço de Pedras, que estava inquieto, esboçando algumas discussões entre seus membros. Esta inquietação ficou bem visível, quando, aos 08 minutos da etapa complementar, o atacante Marruá, que até então não havia feito muito, se desentendeu com o defensor Francimar, um dos reforços do Juventude. Um mesmo cartão vermelho retirado do bolso da camisa amarela do árbitro, de uma só vez, fez com que o jogo acabasse mais cedo para os dois. Esta diminuição do número de jogadores em campo foi, infinitamente, melhor para o Poço de Pedras. Ora, qual a principal função de um atacante? Marcar gols, seria a resposta. E qual a principal função de um defensor? Evitá-los. Neste momento o jogo estava 00 x 00. Tanto é que, 02 minutos após as expulsões, em uma bola lançada para a área do Juventude, justamente onde Francimar vinha sendo mais eficiente, Carlinhos, sem marcação, usou a cabeça para acabar com a angústia do Poço de Pedras que, depois de quase 3/4 do tempo total de jogo, fazia o 1º gol da partida. Dizem que "onde passa um boi, passa uma boiada", então, Naldo, 03 minutos depois, fez valer este dito popular arrancando com a bola pela esquerda e guardando-a no fundo das redes do goleirão Lôro que, desta vez, não pôde fazer nada para evitar este desfecho. Enquanto Carlinhos usara a cabeça para abrir o Placar, o jogador Tico, do Juventude a perdeu. Ao perder a bola para Marcos, Tico deu-lhe um pontapé por trás e por pouco não tirou o jogador do Poço de Pedras do jogo. Ao invés disto, foi ele quem saiu, quando o cartão vermelho do juiz foi erguido novamente. Com dois gols e um jogador a mais em campo, o Poço de Pedras ainda viria a fazer o 3º, com o zagueirão Giliarde. E, advinha? Novamente de cabeça. Francimar, Francimar, como você fez falta!
 
Depois do 3º gol, aqueles que antes falavam em goleada, mas, dadas as circunstâncias iniciais, já estavam com o pé atrás, voltaram a ter a opinião quase abandonada. Porém, o Poço de Pedras, demonstrando uma maturidade imensa, passou a administrar o resultado que o colocou na final. A estas alturas, o Juventude, sem forças, se conformara com a desclassificação, e o placar se manteve inalterado até o final.
 
O Poço de Pedras fará a final contra outra equipe, também do Poço de Pedras, o Independente. Com isto, poderá se ver, no Estádio Pai Cajé no próximo dia 27, um embate que nunca ocorreu desde que houve a divisão da equipe, ocorrida logo após a eliminação na Copa Primo Fernandes de 2012. Um clássico local quem promete mexer com as emoções do torcedor poçopedrense e santenense no geral.
 
CONGRATULAÇÕES: Que o Poço de Pedras estivesse na final, já era o esperado, mas, que o Juventude chegasse as semi e, nestas, conseguisse equilibrar o jogo diante de um dos mais completos times de Riacho de Santana na atualidade, foi surpresa para muitos, inclusive para mim, confessos. Por isto, nossos parabéns especiais vão para esta equipe de garotos que fizeram bonito na competição, surpreendendo a muitos e chegando onde apenas eles esperavam. Ou será que não?

IMAGENS
POÇO DE PEDRAS - FINALISTA
A VEZ DA GALERA DO INDEPENDENTE OBSERVAR O JOGO

BOLA NA ÁREA DO POÇO DE PEDRAS

DISPUTA NA ÁREA DO JUVENTUDE

MAIS UMA DISPUTA

GILIARDE, QUE MARCOU O 3º GOL BATE LATERAL

GOLEIRÃO LÔRO, QUE NÃO EVITOU OS 3 ACOMPANHA A BOLA
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário