terça-feira, 22 de janeiro de 2013

ESPAÇO DO LEITOR

De quando em vez selecionamos comentários dos nossos webleitores e o publicamos no espaço destinado as postagens, visto que, como sabem, são vocês os responsáveis pela pela construção deste espaço, sem as visitas diárias e a credibilidade que nos é depositada, certamente, o blog ESPORTE SANTANENSE já teria deixado de existir. O comentário escolhido desta vez é do nosso frequentador assíduo e amigo Álvaro Matheus, que demonstra no mesmo uma certa indignação em relação a nossa postagem COPA SANTANENSE: DEFINIDO O 1º FINALISTA. Acompanhe:

alvaro mateus em 21/01/2013
Grande Jandeilmo sempre realizando um belíssimo trabalho, parabéns pela cobertura do campeonato, realmente foi muito bom. Gostaria de fazer um pequeno comentário a respeito da partida envolvendo o papaleguas do Chico e o independente, mas primeiro quero registrar aqui a minha tristeza por você não ter ido fazer nossa fotografia , parece até que você já sabia quem seria o vencedor do jogo e por isso fez apenas a foto do rival , ficou um pouco estranho mas deixa pra lá, quanto ao jogo discordo de vc quando fala que o independente teve maior posse de bola, e que botou pressão, sendo que em todo jogo o goleiro do time da cidade não foi exigido nem uma vez, isso mesmo o time do independente não deu se quer um chute ao gol, enquanto que o papaleguas teve a oportunidade de fazer dois ou três gols, que foram evitados pelo goleiro Cleide da equipe adversária, outra coisa o zagueiro Tiago fez o certo em intervir no lance, quem errou foi o juiz que de forma absurda assinalou um pênalti escandaloso.


R.: Amigo Álvaro, mais uma vez sou grato por está conosco. Você, como qualquer de nossos webleitores tem total direito de contestar qualquer coisa que postamos, pois uma das coisas que mais prezamos é a liberdade de expressão, o direito democrático de resposta que, inclusive, é assegurado pela nossa Carta Magna promulgada em 1988. Sobre o seu comentário, também gostaríamos de realizar alguns esclarecimentos. Em relação a fotografia, creio que você não deve ter observado, mas, ao longo da competição, fotografamos cada equipe apenas 01 vez, só para exemplificar, no jogo entre Poço de Pedras x Catolé, realizado no último dia 13, fotografamos apenas a equipe do Catolé, uma vez que já tínhamos a imagem da outra equipe. Se você reparar na nossa postagem: COPA SANTANENSE: DEFINIDAS AS SEMI, irás perceber que a foto publicada do Independente, foi obtida em outro local, em outra competição, não se tratando, portanto, das mesmas peças que disputam a Copa Santanense, ou seja, não tínhamos ainda imagem desta equipe. Já do Papaléguas, creio que você se recorda que fizemos a foto, tendo em vista que seus colegas ficaram um bom tempo aguardando sua chegada ao campo para fazermos o registro de imagem, na partida realizada em 23/12/2012 diante dos Silivanos.

Em relação a posse de bola, não chegaremos a um consenso, visto que esta grandeza não foi mensurada separadamente por equipe. Contudo, a impressão que a partida nos transmitira foi de uma certa superioridade neste quesito por parte do Independente. Mas, no futebol, como em outros esportes, prevalece o fator "eficiência", então, quando o Papaléguas tinha a bola, em virtude de ter jogadores diferenciados, valia-se muito bem deste quesito, finalizando de maneira precisa. Se você reparar no final do 1º parágrafo da  postagem em pauta perceberás a informação que quis transmitir: (...O jogo permaneceu equilibrado, com o Independente tendo maior posse de bola e o Papaléguas chegando com mais perigo, até o final da 1ª etapa.) EFICIÊNCIA: Eis a razão pela qual o goleirão Cleide foi mais exigido e, diga-se de passagem, correspondeu muito bem, inclusive nas cobranças de penalidades.

Quanto a penalidade, confesso que o ângulo onde estava não era dos melhores, mas, a impressão que tive, é que o mesmo aconteceu, visto que, utilizando o braço, o jogador do Papaléguas interveio na trajetória da bola que, seguramente, repousaria tranquila nos braços do goleiro de sua equipe, o qual, inclusive, após a marcação e antes de qualquer contestação pronunciou a seguinte frase: "-Ô Thiagão, a bola era minha"! Conversando com torcedores que estavam melhores posicionados do que eu, a maioria concordou com a marcação, contudo, também houveram alguns que discordaram. Eu, particularmente, dou total credibilidade ao árbitro, já que o mesmo se encontrava muito bem posicionado e apitou convicto. Ademais, acompanhamos no âmbito profissional, até em campeonatos mundiais de futebol, erros absurdos de arbitragem, que custam  classificações de países e, mesmo assim os causadores continuam atuando... Ora, se pessoas que se qualificam durante uma vida inteira para esta função cometem erros, imagine aqueles que não têm nesta profissão a sua principal fonte de sustento? Ademais, devemos considerar, que por trás daquela função, existe um ser humano, com todas suas vulnerabilidades, inclusive, ser passível ao erro. Só que, no nosso meio, diferentemente do Esporte de Alto Rendimento, estas pessoas recebem apenas uma quantia simbólica e, em virtude da organização social a qual estamos inseridos, nos encontramos com os mesmos quase diariamente. Portanto, estes cidadãos, honestos, trabalhadores, que batalham diariamente pelo sustento de suas famílias, merecem respeito, assim como qualquer pessoa que assuma estas características, pois, qualquer um que se propuser a desempenhar esta tarefa difícil, não está, nem de longe, isento de cometer falhas. Todavia, no caso em questão, mantenho a minha opinião de que o árbitro foi muito feliz, naturalmente, também correndo o risco de errar.

Amigo Álvaro, mais uma vez agradeço por acessar nosso blog e, qualquer coisa estaremos a sua inteira disposição. Se mais alguém quiser contestar ou respaldar a opinião de Álvaro, fique a vontade, afinal, este espaço é seu!

Prof. Jandeilmo Cleidson
Editor Chefe
FOTO DO PAPALÉGUAS
PAPALÉGUAS DO CHICO - FOTO DO ARQUIVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário