domingo, 5 de maio de 2013

OUTRA BELA CONSTRUÇÃO TEXTUAL SOBRE FUTEBOL

Na postagem anterior havíamos postado uma crônica construída de forma genial pelos grandes jornalistas esportivos e Professores Ilázaro Figueiredo e Parcifal Pereira. Então, aproveitando o "embalo", gostaríamos de compartilhar com os leitores do nosso blog esta verdadeira "obra de arte" de um outro gênio, que faz uma analogia "fina" sobre o esporte bretão, só que, desta feita, em uma outra esfera - o Alto Rendimento. Assim, vamos "degustar" esta maravilha! Mais uma obra com a marca singular da genialidade do Poeta Manoel Cavalcante:

ALGUMAS VERDADES SOBRE AS MENTIRAS DO FUTEBOL

O Bayern parece o barça! Essa é a frase certa (no caso o barça de Guardiola)! Não obstante, a mediocridade dos desportistas ou daqueles que se dizem gostar de futebol é grande, uma vez que a maior parte das pessoas estão mais falando do fracasso do Barcelona e de Messi, do que do próprio Bayern que é um timaço. O ser humano é assim. É certo que o Barcelona é um time fadado à normalidade ou à inferioridade, também pudera... Foram anos de aula, de posse de bola infinitamente maior, de gols plásticos, de jogadas típicas de Futsal, de algo que parecia mentira, e sendo assim, como ela tem pernas curtas, acabou! Muita gente gente torceu contra, mas eu não, sempre gostei da beleza das coisas, da arte no esporte e baterei palmas sempre para aquele Barcelona e para aquele Messi que encantava e penso que quem gosta de futebol deveria ser assim. Agora morreu, vejo uma decadência sem volta e que lindo ver a renovação, que bonito ver outro time parecido, o belo da vida é isso! E Messi, desapareceu? Não. Messi está machucado e enquanto jogou não teve graça, mesmo só com os resquícios do outro que foi avassalador. Muitas pessoas vibram, mas é lamentável não ter mais o futebol bem jogado naquele nível e monótono não ter um craque sendo o "mágico" também. Sei da satisfação de muitos agora, e lamento, alguém que comemora o declínio dos outros e não exalta o novo. Todo técnico de futebol era pra pegar um DVD do Barça de Guardiola e mostrar a seu time dizendo: Futebol é assim, se fizermos parecidos, ninguém vai nos bater! Tchau, Barça, vc fazer falta ao futebol e à arte!


Natural de Pau dos Ferros/RN, Manoel Cavalcante é aluno do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; Escritor; Poeta Popular; Cordelista. Já ganhou diversos concursos de poesias nos mais diversos gêneros. Atualmente é membro da Academia Norte-rio-grandense de Trovadores e costuma surpreender, sobretudo, nas redes sociais, com textos em prosas e em versos capazes de nos deixar embasbacados diante de tanta maestria com o uso e organização das palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário