segunda-feira, 4 de novembro de 2013

REFLEXÃO


Dessa COPA DO MUNDO não o que comemorar!!!!

Chegando do nosso Sítio Alagoinha (Zona Rural de Pau dos Ferros), lembrando de meu pai, Gonçalo Sampaio do Rêgo, nesse dia de finados, e muito revoltado com imagens que vi e vejo e com a lerdeza e com o atraso de muitas coisas nesse país!

Cadê o padre que fez greve de fome para NÃO haver transposição do São Francisco para proteger o rio? Ninguém pode processá-lo por danos morais, materiais, humanos, infanticídios mentais, redução da fauna e da flora do semiárido etc? Quantos anos ainda vamos esperar? Quanto miséria ainda vamos ter de ver? Quantos padres, pastores, professores, ambientalistas, advogados ainda vão dar showzinhos lá no sul, para evitar o "DESASTRE" de trazer água para o semiárido? E até quando vamos ficar submissos a situações como essas? Que povo é esse? O que nós somos mesmos? E como disse o amigo Fausto Magalhães, e por que ninguém faz greve de fome do lado de cá, nem padre nem nós, cidadãos comuns, para a situação ser resolvida? E por que ainda comemoramos com o dinheiro gasto com a copa do mundo?

O que o padre-grevista (e quem o apoiou) pode fazer, nesse momento, para evitar mortes em massa de animais no semiárido?; para evitar crianças pobres bebendo água de péssima qualidade? Ou as crianças de nossa região podem sofrer fome e sede, desde que os animais ribeirinhos da parte baixa do Brasil estejam felizes, com rio indo pro mar? Que país é esse?!!

E ainda há muita gente do sertão contentíssima com a copa do mundo, com os milhões investidos no litoral maravilhoso (recursos federais, estaduais e municipais) para construir arenas, viadutos, metrôs, ajudar os empresários da rede hoteleira e na estruturação dos shoppings para recebimento dos turistas! Enquanto isso, muita gente sertaneja ainda se encontra na miséria da falta d`água, esperando a chuva. E é dito que não há dinheiro suficiente para transposição, dessalinizadores, para resolver com rapidez adutoras, poços profundos, instalar poços já cavados etc. 

E, nós, esperando a água da chuva para tomar banho, para beber, para salvar uma planta, para evitar a morte de um animal, para garantir a vida um bicho bruto (inocente), esperando a chuva para não sair, do banho, fedendo para o trabalho, para o cemitério ...

Dessa copa não tenho o que comemorar ... Contra essa situação em que estamos vivendo temos que nos rebelar!

Um texto do Dr. Gilton Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário