quinta-feira, 3 de outubro de 2013

VI CAMPEONATO MUNICIPAL, E UMA PINTURA!!!


Pintura! Se pesquisarmos no site de buscas mais visitados e formos para a enciclopédia eletrônica mais vista em todo o Globo Terrestre, teremos a seguinte definição: "
refere-se genericamente à técnica de aplicar pigmento em forma líquida a uma superfície, a fim de colori-la, atribuindo-lhe matizes, tons e texturas.

Em um sentido mais específico, é a arte de pintar uma superfície, tais como papel, tela, ou uma parede (pintura mural ou de afrescos)".


Porém, no popular, este termo também é usado para designar algo bonito, belo. No futebol, o vocábulo pintura é constantemente utilizado como sinônimo de uma jogada bonita ou de um belo gol. Portanto, na abertura do VI Campeonato Municipal de Riacho de Santana - a Copa Uáite, podemos dizer que houve não uma, mas duas pinturas. Mas antes, de contarmos esta história, vamos descrever "a pintura" que foi a cerimônia de abertura.

Tirando o atraso rotineiro típico do brasileiro, e a ausência no momento inicial da Banda 24 de Junho, a Cerimônia de Abertura da Copa Uáite foi perfeita, eu diria, a mais marcante de todas as seis edições. Apesar de não irem entrar em campo para jogar futebol, 07 equipes vieram a campo uniformizadas, atendendo a convocação da Comissão Organizadora. Ou seja, das 10 inscritas, apenas 01 - o Cruzeiro, não teve representantes em campo. As outras 09 se posicionaram em frente ao Centro Administrativo do Município e realizaram um breve desfile até o Centro do Campo do Estádio Pai Cajé, tendo a sua frente a Rainha do Município, Yonara Cibele e mais duas garotas conduzindo os pavilhões: municipal, nacional e estadual. Além do mais, cada equipe tinha, a sua frente, uma garota com seu uniforme e uma bola na mão a qual, pouco depois, fora doada pelo prefeito a cada representante. Mesmo com o sol escaldante, as equipes permaneceram enfileiradas no centro do campo, cantaram o hino nacional e municipal, que fora entoado pelos integrantes da Banda 24 de Junho que compareceram a cerimônia e ouviram os pronunciamentos do Secretário de Esportes, do Diretor Geral da Competição, do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores e do Prefeito de Riacho de Santana.

Com a bola no centro do campo, o prefeito Jessé deu o pontapé inicial para a competição. Poço de Pedras x Papa Léguas entraram em campo determinados a vencer! Isto refletiu-se na vontade com os jogadores disputavam cada lance. No início, não havia bola perdida - para nenhuma equipe!. Mas foi o Poço de Pedra que, aos 16 minutos conseguiu abrir o marcador com Jacinto, ganhando na velocidade da zaga e chutando forte. Este foi o placar d 1º tempo, que terminou com uma ligeira superioridade do Poço de Pedras no que tange a posse de bola e domínio geral da partida.

No 2º tempo, o Poço de Pedras continuava melhor e logo aos 07 minutos, Wálisson ampliou cobrando pênalti. 02 minutos depois, Paulo Victo, que havia entrado há pouco tempo diminuiu para o Papa Léguas aproveitando uma falha grotesca da defesa adversária. Após o gol o Papa Léguas quis acelerar, começou a exercer uma certa pressão ao oponente, mas sem conseguir criar oportunidades realmente claras.

Até que, aos 16 minutos, veio a pintura! Parecia obra de "Pablo Picasso". Marcos André, recebeu a bola pouco depois da intermediária, avançou um pouco, mais um pouco, ajeitou, e com a perna direita a fez descrever uma parábola no ar, até cair próxima ao ângulo de 90º formado pela junção da trave e do travessão, do lado esquerdo do goleiro Victor. Uma pintura!!! Ou, um golaço!!! Daqueles que, se fosse registrado seria para ser visto, revisto e visto novamente. Para não ficar muito para trás, 02 minutos depois, Carlinhos, da entrada da área, acertou um belo chute, sacramentando a vitória do Poço de Pedras e, diferentemente do "coiote" capturando o Papa Léguas. Pense bem: O Papa Léguas é aquele pássaro veloz, que o lobo coiote vive tentando, sem êxito, capturar. Mas, quem seria mais veloz que ele? Resposta: O Sônic! Assim, o Poço de Pedras, de azul, assumiu este papel. O último campeão municipal começou mostrando que não está para brincadeira!

(O episódio lamentável do jogo foi uma situação fatídica. O lateral Manoel, do Papa Léguas, que, em uma tentativa de dar uma bicicleta junto a lateral de campo, acabou se machucando gravemente, fraturando o úmero do braço direito.)

FICHA TÉCNICA:
Poço de Pedras: Matheus; Negão; Pedro; Giliarde; Gildo; Tampinha; Wálisson; Marcos André; Kika; Carlinhos e Jacinto.
Reservas: Chagas; Ronny e Mazinho.
Técnico: Pedro Fernandes
Capitão: Raimundo Giliarde.

Papa Léguas: Victor; Manoel Thiagão; Léo; Beguinha; Pililin; Kaio; Tití; Neto; Waltemberg; Asteônio;
Reservas: Paulo Victor; Álisson; Verso; Thiago e Émerson (Show).
Técnico: Jéfferson Santos (Verso);
Capitão: Manoel Bernardo (Neto)

GOLS:
P.P.: Jacinto; Wálisson; Marcos André e Carlinhos
P.L.: Paulo Victor

CARTÕES AMARELOS:
P.L.: Beguinha; Thiagão e Léo

IMAGENS:
CHEGADA DAS EQUIPES
BANDEIRA DO RN
BANDEIRA NACIONAL
VISÃO GERAL
ARBITRAGEM
EQUIPES
ENTREGA DA BOLA A EQUIPE DA CAIÇARA
BOLA PARA A EQUIPE DO TIGRE
BOLA PARA O POÇO DE PEDRAS
BOLA PARA O ARSENAL
CAIÇARA

PRONUNCIAMENTO
PRONUNCIAMENTO
NARRADOR SHOW!
PONTAPÉ INICIAL
COMEÇOU O CAMPEONATO
DISPUTA
BOLA NA ÁREA
DOMINANDO
IMAGEM DA PARTIDA

Nossos agradecimento ao amigo Antônio Fotografia e ao Blog Riacho de Santana.com, que nos cederam todas as imagens deste post

Nenhum comentário:

Postar um comentário