quarta-feira, 20 de abril de 2011

AMÉRICA - HONRAS AO ESPORTE SANTANENSE!!!

Ah se esta bola entra!!!
Gostaria imensamente de realizar a primeira postagem deste portal com uma notícia que enaltecesse o Esporte Santanense - e o farei!

Sábado passado (16/04) estive em Luis Gomes/RN com o intuito de acompanhar a última partida da primeira fase da IX Copa Primo Fernandes - o maior campeonato de futebol amador do Alto Oeste Potiguar, da equipe do América, da cidade de Riacho de Santana. Meu deslocamento até aquela cidade se deu em virtude de acreditar piamente que a equipe santanense, que necessitava vencer para conseguir avançar na competição, pudesse fazê-lo, mesmo porque conheço o potencial de todos os jogadores que estariam em campo, inclusive, estive presente quando alguns deram seus primeiros chutes fora dos campos santanenses quando comandei equipe juvenis nos Jogos Escolares do RN.

Pois bem, quando cheguei no local da partida, a mesma já estava acontecendo e, ouvi, meio sem querer, alguns torcedores comentando que, jogadores da equipe da casa tinham afirmado que, o jogo não passaria de um "treinozinho". Porém, o que se via em campo era muito diferente. Logo na minha chegada a equipe santanense abrira o placar com um gol de Dan, o qual só tive tempo de presenciar o goleiro indo buscar a bola no fundo das redes e, vibrar com o gol. Me posicionei à beirada de campo e, pude acompanhar um jogo equilibradíssimo, com oportunidades de gols para ambas as equipes. O "todo poderoso" abacaxi, uma equipe, visivelmente mais entrosada, possuía enormes dificuldades de penetrar no sistema defensivo alvirrubro, que fazia uma marcação eficientíssima. O ataque, por sua vez, levava perigo em contra-ataques ligados por um meio campo que dava agilidade as saídas de bola. E a primeira etapa de jogo encerrou-se com a equipe americana vencendo. Os torcedores luisgomenses pareciam não acreditar. Como podia uma equipe, até então desconhecida está tomando a vaga de uma das equipes mais vencedoras e tradicionais da competição e da região?

Mas era verdade! Só que na segunda etapa, aos 11 minutos, em um instante de desatenção de uma zaga que parecia até então intransponível, o Abacaxi empatou. Aí foi a torcida santanense que calou-se. Imediatamente a comissão técnica colocou outro atacante em campo - Beto, no lugar de Wagner (Boloto) e, instantes após, mais um homem ofensivo - Bruno, que substituiu o lateral Moisés. E o jogo permaneceu equilibrado, até que, aos 29 minutos, o meia Henrique... que fazia uma partidaça... acertou um chutaço... marcando um golaço! E o América passava a frente mais uma vez no placar. 10 minutos o separavam de uma inédita vaga para a segunda fase da Primo Fernandes. Contudo, o Abacaxi era forte, mostrava maturidade, em momento algum dava sinais de desespero, indo pra cima com tudo, porém, sempre de forma organizada. A estas alturas a equipe de Riacho de Santana defendia-se como podia, dando chutões para todos os lados e seguindo a velha mística de que "bola pro mato que o jogo é de campeonato". Só que faltando 03 minutos para o término do tempo regulamentar, mais uma vez, o sistema defensivo americano, pela segunda vez falhou e, novamente foi fatal. O jogador Carlinhos, logo ele, que havia marcado o primeiro gol; logo ele - o principal atacante da equipe "da fruta de casca dura", estava sozinho, na marca do pênalti, logo ali! Em um bate-rebate a bola sobrou para Carlinhos que, de costa para o gol, teve tempo de dominar, girar, bater, marcar, empatar, e tirar o América da competição. Que diante de tal situação não teve mais forças para reagir. E como poderia???

A equipe de Riacho de Santana via escapar por entre os dedos (do goleiro Sebastião) e entre os pés calçados em chuteiras, a chance de, pela primeira vez, passar de fase na Copa Primo Fernandes. E foi assim que terminou. 2 x 2, América fora e Abacaxi classificado, por sinal ao final do jogo os jogadores do time anfitrião comemoraram como se tivessem conquistado o título, sinal de que o treino não foi tão fácil como eles pensavam.

Aí, diante deste fato, nós, torcedores santanenses, nos perguntamos: O que faltou?
Raça?
Entrega?
De forma alguma! Ao contrário, pelo que vimos, todos os jogadores se doaram ao máximo ao jogo com uma raça poucas vezes vista em equipes santanenses.

Eu diria que faltou treino, para dar mais conjunto, compactação, unidade e mais fôlego aos jogadores. Sem falar que o América cometeu dois grandes pecados nesta competição - o de não vencer as equipes mais fracas do grupo.

Porém, pelo que apresentou nos últimos dois jogos, pelo que fez diante do Abacaxi, todos os jogadores merecer ser aplaudidos - e de pé - por quem é torcedor, por quem é santanense e por quem aprecia o futebol.

Parabéns pessoal! Esperamos voltar outras vezes trazendo boas notícias sobre vocês - Continuem em frente, não deixem a peteca cair, jamais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário