quinta-feira, 1 de setembro de 2011


MECÂNICOS DO CORPO E DA MENTE

 
Quem são estes profissionais?
Geralmente, atuam nos “bastidores” Mas, sem eles, nenhum dos grandes espetáculos esportivos seriam possíveis. São eles os responsáveis pela parte mais árdua, rejeitada e ingrata da preparação de atletas de elites: o condicionamento físico.
E na base? Eles estão lá. Se encarregando da iniciação, do desenvolvimento, do encaminhamento, enfim, da formação integral, não apenas do atleta, mas do cidadão, do homem, da mulher, emancipados, críticos, conscientes, capazes de opinar e intervir em seu meio social.
Como educadores, geralmente são os mais queridos pelos alunos. Seu trabalho é proporcionar, justamente, a diversão. Quebrar a rigidez e monotonia com a qual os alunos se deparam, diariamente, no cotidiano escolar. Com eles, os alunos se divertem! Porém, jamais deixam de lado um dos seus papeis primordiais – o de educar. Para tal missão, dispõem de uma ferramenta crucial que, se bem utilizada, é capaz de realizar verdadeiros milagres: O movimento.
E quando alguém não está se sentindo bem consigo mesmo. Quando as pessoas olham no espelho e visualizam uma imagem distinta daquilo que almejam, eles são os primeiros a serem procurados. E, muitas vezes, tornam-se conselheiros particulares, indo além do ego, chegando ao superego do ser humano.
Ainda há aquelas pessoas que possuem, aos olhos da maioria, limitações físicas. Para os outros, estes indivíduos são incapazes de realizar de atividades físicas ou praticar esportes. Mas eles, enxergam nestas pessoas, verdadeiros potenciais e procuram aprimorar seus talentos, muitas vezes natos, mas oprimidos. Foi assim que surgiram as para-olimpíadas. Pelo fato destes profissionais acreditarem que todos possuem potenciais para a prática desportiva, quando a sociedade costuma marginalizar seres considerados “limitados”.
A missão deles é árdua, porém o resultado é prazeroso. Sem eles a vida não teria a mesma graça, o mesmo, sabor, a mesma magia presente nas brincadeiras infantis, nas grandes decisões esportivas, nos espelhos dos fisiculturistas, na auto-estima de quem conseguiu perder peso, melhorar sua imagem no espelho, etc.
Por tudo o que foi dito e, também por aquilo que não recordamos no momento, uma vez que o leque de atribuição destinado a estes profissionais é imenso, devemos tirar o chapéu, colocar o tênis, o short e a camiseta, e derramar suor do nosso rosto e do nosso corpo para parabenizá-lo. Não apenas no dia de hoje, mas, em todos os dias do ano, pelo que ele representa para a sociedade, pelo seu papel crucial na formação do corpo e da mente dos indivíduos.

1º DE SETEMBRO: DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PARABÉNS A VOCÊS!
PARABÉNS PARA NÓS!

Jandeilmo Cleidson – 01/09/2011: 10h01min (pelo meu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário