terça-feira, 13 de dezembro de 2011

ESPORTE RECREAÇÃO

Na manhã de hoje (terça - 13) Elianto e Uivanilson (Tatá), monitores do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI da cidade de Riacho de Santana/RN, fazendo o encerramento das atividades do ano de 2011, promoveram uma partida de futebol, envolvendo alunos matriculados no núcleo da cidade, e alunos da zona rural oeste do município (Setor de Cima). O jogo, que aconteceu no Estádio "Pai Cajé", tinha o objetivo maior de proporcionar integração e diversão da criançada, quanto ao resultado, a equipe da cidade, coordenada por Elianto venceu por 07 x 04, porém, o que realmente importa nesta atividade não é o placar da partida, mas sim, o golaço marcado pelos monitores, que, dentro daquilo que lhes é oferecido, mesmo com pouquíssima disponibilidade de recursos*, promoveram uma manhã de lazer esportiva, na qual, todos os participantes ficaram felizes. Parabéns a Elianto e Uivanilson.

ESCLARECENDO: O PETI é um programa do GOVERNO FEDERAL que visa erradicar todas as formas de trabalho de crianças e adolescentes menores de 16  anos e garantir que frequentem a escola e atividades sócioeducativas. O programa é desenvolvido em parcerias com as outras esferas de governo (Estadual e Municipal), e oferece bolsas as crianças e as famílias destas contempladas pelo mesmo. Maiores informações no Portal da Transparência

* Só para constatar, os alunos da Zona Rural tiveram que pedir carona para se deslocar até a sede do município e, se repararmos nas imagens abaixo, a maioria deles não tinha calçado, tendo que jogar com os pés descalços. É preciso que se fique claro o papel formador que o esporte possui, sobretudo nas categorias de base. Portanto, para haver um real incentivo, não basta investir em um campeonato de uma modalidade, dentro de uma categoria, evidentemente que este ato possui uma importância relevante, contudo vale ressaltar que o esporte possui uma dimensão infinitamente maior do que o futebol masculino adulto e, o seu verdadeiro papel na formação do caráter dos indivíduos possui uma eficácia extremamente significativa quando aplicado nas categorias de base, por profissionais com formação e competência técnica para tal. Desta forma, não basta apenas adotar um programa do governo federal, utilizando os recursos que são transferidos por esta esfera da administração pública, mas, para que os reais objetivos sejam alcançados, é necessário se promover ações complementares, proporcionando a verdadeira inclusão e a formação cidadão do indivíduo.

ELIANTO E O TIME DO  PETI DA ZONA URBANA
UIVANILSON E A EQUIPE DO PETI DA ZONA RURAL
ECINHO ÁRBITRO DO EVENTO (COLABORADOR)


Nenhum comentário:

Postar um comentário