terça-feira, 1 de maio de 2012

DIA DO TRABALHO

Hoje, 1º de Maio, é conhecido como o Dia Internacional do Trabalho, onde os trabalhadores brasileiros, portugueses e de vários outros países, ganham o direito de descansar, isto é, um "feriado".

No caso específico do Esporte de Rendimento, onde a mídia apresenta o técnico e os jogadores, há uma vasta gama de profissionais que atuam "nos bastidores" para que o espetáculo esportivo aconteça, a citar: o médico, o fisioterapeuta, o preparador físico, o massagista, o nutrólogo, o maqueiro, o roupeiro e por aí vai.

Nosso objetivo aqui é, além de homenagear os homens e mulheres que sustentam este país com o seu suor e cérebro, proporcionarmos uma pequena reflexão. É interessante que, por um instante, paremos para analisar sobre quem, realmente trabalha, e sobre quem explora. Sobre quem derrama suor e sobre quem apenas usufrui do suor derramado. Nessa analogia, o trabalhador assalariado, que se sacrifica diariamente com o objetivo de conseguir o seu sustento e de sua família, poderia assumir o papel de presa, enquanto alguns donos do capital e políticos, que "sugam seu sangue" e desfrutam de regalias e conforto proporcionado pela classe proletária, poderiam ser rotulados como predadores. Estaríamos assim em direção à ótica marxista quando ele fala e caracteriza a "mais valia" como "apropriação do trabalho não pago", ou seja - EXPLORAÇÃO DO TRABALHADOR.

Com este intuito, deixaremos o vídeo abaixo para que possamos realizar esta reflexão. Parabéns trabalhadores brasileiros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário