terça-feira, 15 de maio de 2012

ERA UMA VEZ UM SONHO...

O Poço de Pedras, campeão municipal de Riacho de Santana/RN no ano de 2011, antes mesmo de iniciar a I CMPB decidira que, em caso de chegar a final, participaria da Copa Primo Fernandes. A equipe não só chegou, como fora campeã, fato que motivou ainda mais o time a participar da competição, a qual Zilvaci Fernandes denomina de 3ª Divisão do RN. E assim o fez! Nas duas primeiras partidas não perdeu, contudo, também não venceu. Isto é, em 06 pontos disputados, marcou 02, ou 33,333...%. Na 3ª, repetiu o duelo da final de 2011, contra a Caiçara e, novamente, saiu de campo vitoriosa, conquistando a 2ª posição no grupo E. O resultado, deu "asas" ao sonho de passar de fase na Primo, até porque, na última rodada enfrentaria, em casa, a Seleção de Uiraúna, já classificada e com o 1º lugar do grupo garantido. A classificação estaria bem próxima, a uma partida, pouco mais de 80 minutos. Porém, a história não foi bem assim.

Tão logo começara a partida, no 1º lance de perigo, no 1º ataque do time paraibano, quando o Poço de Pedras parou pedindo falta, a bola foi parar, dentro da área, nos pés de Alex, que abriu o marcador. O gol no início causou uma desestabilidade emocional terrível no Poço de Pedras. Tanto é que 03 minutos depois o time santanense saiu jogando errado e Alex só não ampliou porque Sebastião saiu abafando de forma corajosa e, na sequência, Giliarde afastou. Só aos 08 foi que o Poço de Pedras conseguiu chegar pela 1ª vez no ataque em uma bola chutada por Eldinho para uma boa defesa do goleirão uiraunense.
A ansiedade parecia só aumentar e o nervosismo poçopedrense não ter fim. Aos 13, em mais uma saída errada quase acontece o 2º gol em uma cabeçada de Alex na trave, após cobrança de escanteio vinda da esquerda do ataque.
Aos 20 minutos o Poço de Pedras cria novamente, mas Henrique explode a bola na zaga adversária.
Depois deste tempo, parece que os nervos do time da casa, finalmente, retomaram o equilíbrio, porém o time insistia em bolas lançadas na área adversária, nas quais o zagueirão Welington, número 04 era absoluto em todas. E assim foi até o final do 1º tempo.

O 2º tempo começou parecendo que o Poço de Pedras iria reagir - o time tinha mais a bola. Porém era só impressão, pois Uiraúna não precisava do resultado, era cautelosa e só subia "na boa". Tanto é que a 1ª chace foi do time da Paraíba quando, aos 07 minutos, acatou pela direita e, quando Giliarde foi afastar, a bola bateu em Alex e quase entra no gol de Tião. Tentando melhorar a situação do Time, Elias colocou Nardinho no lugar de Eldinho, que, por sinal, não era nem a sombra do que costuma ser. E foi Nardinho que criou a 1ª boa oportunidade do Poço no 2º tempo. Aos 10, ele escorou de cabeça para Carlinhos que chutou de esquerda. A bola passou "tirando tinta" do travessão. Aos 14, em cobrança de falta pela direita, a bola bateu na canela do lateral de Uiraúna e tomou rumo contrário ao pretendido, porém o goleirão, atento, defendeu com tranquilidade. Neste momento, o Poço de Pedras atacava mais e, aos 19, Coruja fez grande jogada, Nardinho pegou a sobra, mas o goleirão mais uma vez apareceu e saiu "abafando". Aos 23 é a Seleção de Uiraúna que volta a criar, quando Sidnei recebe sozinho pela direita, chuta, e a bola passa raspando a trave direita de Tião. Uma das melhores oportunidades do Poço de Pedras aconteceu aos 35, quando Coruja avançou pela direita, fez o levantamento e Nardinho não conseguiu acertar o tempo da bola, desperdiçando uma "chance de ouro".

Em suma, foi isto. A derrota simples pois fim ao sonho do Poço de Pedras de ser a primeira equipe de Riacho de Santana a ir além da 1ª fase da Primo Fernandes. Pelo que percebemos, faltou um pouco de organização a equipe que, apesar de ter jogadores de qualidade, não apresentava um padrão de jogo definido e nem uma postura tática adequada para a competição. Mesmo assim, pelo que vinha apresentando, tinha totais condições de ter vencido a partida e ter avançado na competição, mas, ao contrário, quando necessitou, ficou bem abaixo do seu rendimento. E, pelo que percebemos, faltou entrega, doação e comprometimento de alguns jogadores, os quais não se preservaram no dia anterior, achando que o desgaste não comprometeria o seu rendimento. Durante o jogo, a direção do Poço de Pedras, talvez, tentando melhorar a situação, efetuava diversas mudanças, muitas delas sem sentido algum e que ao invés de melhorar, pioravam o desempenho do time. Que fiquem as lições, tanto para Poço de Pedras, quanto para Caiçara, bem como para todas as outras equipes santanenses. Se alguém desejar participar de uma competição desse naipe, é necessário haver planejamento, seriedade e comprometimentos de todos, caso contrário, mais uma vez, a tendência é o fracasso.

IMAGENS:
POÇO DE PEDRAS

SELEÇÃO DE UIRAÚNA

ARBITRAGEM DO JOGO
PRELEÇÃO DO POÇO DE PEDRAS
AQUECIMENTO DE UIRAÚNA
TORCIDA ACOMPANHA AO JOGO ATENTA
JOGADOR DO P. PEDRAS EM ATIVIDADE ESPORTIVA ÀS 22h DA NOITE ANTERIOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário