sábado, 14 de abril de 2012

GRATA SURPRESA!

Agora há pouco, visitando o blog da Copa Primo Fernandes, soube do reforço de peso para o time: O Cronista Esportivo Prof. Ilázaro Figueiredo, um dos mais coerentes que já ouvi falar. E, como tudo o que é bom merece difusão, aqui estou republicando o texto bem escrito pelo mesmo, abaixo, o nosso comentário.


COPA DO MUNDO NO BRASIL – QUEM GANHARÁ COM ISTO?

Muitos discordam sobre a importância da realização da copa do mundo no Brasil, por defenderem que trata-se de um evento mundial de um custo muito elevado, mas que na prática não trará mudanças realmente significativas para o padrão de vida da população carente em nível nacional.
A mídia tem divulgado constantemente os desafios que o Brasil tem enfrentado para não descumprir o compromisso de realizar a próxima copa no nosso território. Enquanto isso, o que se percebe é que o cidadão brasileiro está ficando cada vez mais apreensivo com as polêmicas que tem ocorrido por parte do governo brasileiro em relação a FIFA. Isto porque esta instituição que comanda o futebol mundial, aos poucos, vem demonstrando a sua insatisfação sobre o atraso das obras, ao mesmo tempo em que realiza cobranças disfarçadas de ameaças tendo em vista a aparente incapacidade do governo federal de cumprir os prazos pré-estabelecidos. Este fato, no mínimo, coloca em xeque a imagem do Brasil diante do mundo pelas nossas deficiências administrativas concernentes à execução deste objetivo.
Além disso, a constante falta de transparência do governo federal sobre a origem do dinheiro a ser aplicado nas obras tem alertado para a possibilidade de mau uso do dinheiro público em face da necessidade de acelerar a construção da infra-estrutura necessária para satisfazer as imposições da FIFA. Talvez, seja mesmo um custo muito alto por um evento de curta duração, ao passo que os investimentos em saúde, educação e segurança pública neste país tem sido por muitas décadas uma vergonha. Por isto, acreditamos que os benefícios de tais despesas jamais superarão o déficit público que incide há séculos sobre a nossa população carente, a qual, pela falta de senso crítico, propiciada por uma educação secularmente fragilizada, poderá aplaudir de pé os atletas e empresários bilionários que se exibirão nesta festa, enquanto a falta de justiça social prevalecerá nas portas de nossas casas.
Portanto, somos movidos a questionar se vale mesmo a pena para esta nação provar para o mundo que podemos realizar, a qualquer custo, uma copa que na essência não é nossa e, sim da FIFA. Um país que sofre tanto pela incapacidade governamental de gerir e aplicar honesta e adequadamente o dinheiro público não pode se preocupar exclusivamente com a sua imagem diante do mundo. Tamanha vaidade poderia causar uma relação muito desconfortável com os seus próprios habitantes. Além do mais, a herança da copa não irá para o bolso dos pobres e é bom lembrar que depois dela estaremos com os mesmos dilemas de agora, ao passo que a Federação Internacional de Futebol, mais enriquecida, já terá levado para si os lucros e os aplausos que tanto necessitava.
ILÁZARO FIGUEIREDO NAZARIO 12/04/2012

NOSSO COMENTÁRIO:



Concordo com o Prof. Ilázaro em gênero, número, grau e mais outros recursos linguísticos que a gramática da língua materna me permitir. Só para exemplificar, o nosso "Machadão", um dos principais símbolos do futebol potiguar e que, há 05 anos havia passado por uma reforma com intuito de sediar partidas da série A do Brasileirão, fora, impiedosamente demolido, juntamente com seu "irmão" menor, o ginásio Machadinho. Àquela reforma já custara, na época, ao bolso do contribuinte, ao nosso bolso, a quantia de R$ 17 milhões, os quais, hoje não passam de um monte de entulho. Em seus lugares, surgirá o complexo "Arena das Dunas", um novo palco para o futebol que custará mais R$ 400 milhões que serão arrancados da população sem que esta possa ser ouvida. E, provavelmente, um montante significativo destes recursos ficará no meio do caminho, tomará rumos que só os responsáveis pelo "atalho" e o Pai Soberano saberão. E o mais absurdo, todo este verdadeiro "disparate" com o dinheiro público, o nosso dinheiro, em nome de 04 partidas da 1ª fase! Perguntamos: Será mesmo que o Machadão não daria conta do recado? Uma vez que estava em pleno funcionamento? Enquanto isto, neste mesmo RN, nossa saúde padece na UTI, nossas crianças frequentam escolas "desletradas" quanto as suas estruturas educacionais, nossos profissionais do magistério são desvalorizados. É amigos... Isto é RN... Isto é Brasil... Terra onde a população IMPOTENTE, assiste erguer-se-em obras IMPONENTES, que custam o sangue e o suor da parcela sofrida do nosso país!

Prof. Ilázaro, seguramente, nosso país carece de muitos, mas muitos mais homens como você. Mas, estes estão cada vez mais raros, uma vez que a mídia está mais preocupada lucrar com a difusão dos "BBBs" da vida, ou da cultura do "enfica". As nossas crianças e jovens, fora das escolas, passam por um processo de "deseducação", uma depredação daquilo que tentamos implantar no seu processo de construção da cidadania. Mas, como diria o saudoso Gonzaguinha"

"... Coração na boca, peito aberto, vou SANGRANDO;
São as lutas desta nossa vida que estou cantando..."

Parabéns Mestre. Espero que, brevemente, possamos está nos encontrando para "atualizarmos as discussões". Um grande abraço

Cleidson Aires (Cleidão)
Ao lado do Prof. Ilázaro (de Azul) em uma das nossas jornadas esportivas!

Para acalantar sua alma, clique no Play e ouça a bela melodia composta pelo Grande e Saudoso Gonzaguinha na bela voz de Victor Hugo

Nenhum comentário:

Postar um comentário