domingo, 15 de janeiro de 2012

CAMPEONATO POTIGUAR 2012: ESSE ANO, PROMETE

A edição de número 94 do Campeonato Estadual do rio Grande do Norte começa hoje com grande expectativa. A profissionalização da Federação Norte-Riograndense de Futebol - FNF e consequentemente da competição faz com que todos acreditem num certame empolgante. A primeira rodada tem cinco jogos: América x Caicó, Baraúnas x ABC, Coríntians x Potiguar, Santa Cruz x Palmeira e ASSU x Alecrim. 

O presidente da FNF, José Vanildo comemora o que chama de "progresso irreversível" no Campeonato. "Esse é um processo que não poderá mais voltar atrás. É um progresso irreversível para o futebol do Rio Grande do Norte", comenta.

Além das revoluções extra-campo, principalmente na área do marketing esportivo, o desafio entre os maiores rivais, ABC e América também movimenta a "máquina" do Estadual. Os dois clubes disputam, este ano, o Campeonato Brasileiro da Série B e já começaram a montar, no Potiguar, suas bases para a competição nacional. Dessa forma, os elencos apresentam, em tese, uma qualidade técnica que pode fazer valer a ida do torcedor aos estádios. 

Essa qualidade técnica, que será medida a partir de hoje quando a bola rolar nos cinco jogos que marcam a rodada de abertura também fazem girar o motor da economia. Somente as folhas de ABC e América, somadas, chegam a R$ 600 mil, o que prova um forte investimento da dupla para a competição.

O Alvinegro tenta o tricampeonato enquanto que o Alvirrubro luta para reconquistar um torneio que não vence já há oito temporadas. O clube da Rodrigues Alves não esconde de ninguém esse desejo que se transformou em obsessão. O novo presidente americano, Alex Padang reuniu-se com os jogadores e com o treinador Flávio Araújo para exigir a conquista e parece disposto a investir alto no time para atingir o objetivo.

No Alecrim, a briga, em princípio parece estar limitada a evitar uma possível queda para a Segunda Divisão no Campeonato Estadual. Ao menos essa é a opinião do ex-treinador Ferdinando Teixeira. Alecrinense de coração ele afirmou, na festa de abertura do Estadual, que esse seria o objetivo para este ano.

Pelo Interior do Rio Grande do Norte surgem candidatos a despolarização da disputa entre ABC e América. Em Mossoró, da dupla PotiBa, o Baraúnas parece ser quem parte na frente para tentar fazer uma nova "festa do interior". 

Até o ano de 2000, a competição havia tido apenas quatro campeões, todos da capital Natal: ABC Futebol Clube, América Futebol Clube, Santa Cruz Futebol Clube (já extinto) e Alecrim Futebol Clube. A partir de 2001, o que se viu foi um fortalecimento dos times do interior do estado que conquistaram quatro títulos nos últimos oito anos: o Atlético Clube Corintians de Caicó venceu em 2001, o Associação Cultural e Desportiva Potiguar de Mossoró foi campeão em 2004, a Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas, foi campeã em 2006 e a Associação Sportiva Sociedade Unida de Assu foi campeão em 2009. 

A dúvida para 2012 é se algum desses representantes deste ano: Potiguar, Baraúnas, Coríntians, Caicó, ASSU, Palmeira ou Santa Cruz seria capaz de voltar ao topo do campeonato. O Tricolor do Inharé, atual vice-campeão e um dos representantes do Estado, ao lado de ABC e América, na Copa do Brasil, se coloca como um desses possíveis "estraga festa" da capital. 

Matéria do Jornal: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário