terça-feira, 31 de janeiro de 2012

POTIGUAR 2012: EMOÇÕES A MIL NO 1º CLÁSSICO REI DO ANO

Imagem: esportesantanense.blogspot.com
A situação era a seguinte: O ABC, depois de começar mal a competição, com 02 empates, sendo um deles em casa, se reabilitara nas duas rodadas seguintes, vencendo e alcançando a liderança com 08 pontos. Isto, porque, do outro lado, o América, que começara esmagador, com duas vitórias, tropeçara nas 3ª e 4ª rodadas e era apenas o 3º colocado, porém, dois pontos apenas atrás do líder - o ABC, seu adversário na tarde de domingo (29/01/2012). Então, como de costume, o Estádio "Maria Lamas Farache", de propriedade do ABC, carinhosamente chamado de Frasqueirão, uma alusão a torcida alvinegra, a "frasqueira", estava com suas arquibancadas praticamente tomadas por torcedores, na sua maioria, evidentemente, do ABC, os donos da casa. Acompanhe abaixo a matéria EXCLUSIVA que preparamos sobre este jogaço.

O jogo começou logo eletrizante, não teve aquela de esperar alguns minutos para que os times "pegassem" o ritmo, motivadas pelas suas torcidas, as equipes entraram a todo vapor. O América começou dando pinta de que ia estragar a festa dos donos da casa e, logo aos 05 minutos teve um tiro livre indireto ao seu favor, dentro da área adversária, porém, desperdiçou a cobrança. Contudo, ganhou escanteio no lance e, na cabeçada de Soares, o lateral alvinegro Murilo salvou em cima da linha o que seria o 1º gol americano. O América jogava melhor, pressionava, criava e desperdiçava. Aos 17, o camisa 10 Júnior Xuxa manda um balaço de fora da área e a bola explode no travessão. Mas, no futebol, o que prevalece é a eficiência. E na 1ª vez que o ABC chegou ao ataque de forma contundente, Renatinho fez o levantamento da direita e Washington aproveitou o bate-rebate na área americana para fazer ABC 01 x América 00. O gol não abateu o América que, 03 minutos depois, teve outra boa oportunidade, com Soares, que recebeu a bola sozinho pela direita e carimbou a trave esquerda do goleiro Camilo. Passados mais 03 minutos, Natta recebeu pela esquerda e, de dentro da área bateu cruzado para empatar o clássico. A bola ainda tocou no chão antes de entrar. O empate persistiu até os 31 minutos, quando Bileu, de fora da área, mandou uma bomba de perna esquerda, marcando um golaço no canto direito do goleiro Fabiano, colocando o ABC novamente em vantagem. Deste momento em diante, só deu ABC durante o resto do 1º tempo e, aos 40 minutos, após uma boa jogada que começou pela esquerda com Jerson, Léo Gamalho recebeu no meio da área e só rolou para Washington marcar mais um golaço no jogo, desta vez, a bola entrou no ângulo esquerdo de Fabiano. 04 minutos depois Murilo avança pela direita e cruza para Léo Gamalho que, sozinho, de dentro da pequena área, cabeceia para fora. Assim o 1º tempo termina com vitória parcial do ABC por 03 x 01.

O 2º tempo começou semelhante ao 1º, com um América avassalador que, logo aos 02 minutos teve a sua 1ª grande oportunidade com Ricardo Oliveira chutando forte da entrada da área e, para a sorte do ABC, a bola, mais uma vez, explodiu na trave esquerda de Camilo. Aos 09 foi a vez do outro Ricardo, o Baiano, que roubou a bola na intermediária, foi levando, levando e só parou dentro da área, após dividir com Camilo e marcar o 2º do América, diminuindo o placar no Frasqueirão. O ABC, jogando todo recuado, não passava do meio. Aos 12 Camilo saiu mal e Soares, praticamente embaixo da trave, cabeceou para fora o que seria o empate americano. A escrita parecia se repetir e, novamente aos 20 minutos, na 1ª vez que o time do ABC foi ao ataque na etapa complementar, Léo Gamalho recebeu dentro da área e, aproveitando seu porte físico, girou para cima do zagueiro, batendo de perna direita, ampliando de novo para 02 a vantagem do ABC. O gol foi uma verdadeira ducha de água gelada no alvirrubro que só conseguiu criar novamente aos 29 quando Danilo avança pela esquerda e lança para Natta cabecear de dentro da área, obrigando ao goleiro Camilo praticar uma excelente defesa. A coisa ficou ainda pior para o time americano quando um dos seus principais jogadores em campo e, um dos melhores do estado, o meia Ricardo Oliveira sai de campo com fratura na perna direita. Assim o jogo ficou cadenciado e o último lance de perigo da partida foi do ABC, aos 44 com Murilo, que chutou forte de fora da área, mas o goleiro Fabiano, bem posicionado encaixou. Final: ABC 04 x 02 América, em um jogo que, segundo a opinião de alguns alvinegros antigos presentes e da imprensa natalense, foi um dos melhores de todos os tempos e, com certeza, ficará na história do clássico. E nós, tivemos o privilégio de sermos um dos poucos, senão "o" único blog da região a acompanhar, ao vivo, este magnífico espetáculo do futebol. Afinal, como temos dito, há coisas que só o ESPORTE SANTANENSE faz!

 Com o resultado, o ABC continua líder com 11 pontos e empurra o América para a 6ª colocação do 1º turno. As duas equipes voltam a se enfrentar no dia 23 de março, às 16 horas no Estádio Nazarenão, em Goianinha, na 5ª rodada do returno.

VEJA OS OUTROS RESULTADOS DA RODADA:

Assu 02x03 Santa Cruz
Palmeira de Goianinha 01x00 Alecrim
Caicó 00x03 Corintians
Potiguar-M 01x01 Baraúnas


Depois de 05 rodadas, a classificação é a seguinte:
1º) ABC - 11 pontos
2º) Coríntians de Caicó - 10 pontos
3º) Santa Cruz - 09 pontos
4º) Palmeiras e Goianinha - 09 pontos
5º) Potiguar de Mossoró - 07 pontos
6º) América/RN - 06 pontos
7º) Assu - 06 pontos
8º) Caicó - 06 pontos
9º) Baraúnas - 05 pontos
10º) Alecrim - 03 pontos


A 6ª rodada do 1º turno acontecerá amanhã (01/02) com as seguintes partidas:
19h30min - Marizão: Coríntians de Caicó x Palmeiras de Goianinha
19h30min - Baraúnas x Santa Cruz
20h30min - Frasqueirão: ABC x Potiguar-Moss.
20h30min - Edgarzão: Assu x Caicó


IMAGENS DE ABC 04x02 AMÉRICA
FRASQUEIRA COMEMORA O 3º GOL COM BANDEIRA GIGANTE
LATERAL PARA O ABC
ABC TEM GOL ANULADO POR IMPEDIMENTO
NO FRASQUEIRÃO AO LADO DO PROF. MAYCON - PREPARADOR FÍSICO DO CCP EM 2010 E 2011


Reportagem e imagens: JC Aires - blog Esporte Santanense


(Ainda esta semana traremos mais imagens e alguns vídeos da partida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário