quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

PURA VERDADE!


Veja abaixo um texto retratando a indignação do cronista esportivo, Niltinho Ferreira de Caicó/RN, acerca dos "plagiadores". O cronista publicou o texto em seu blog ontem (25/01/2012).




"UM PEDIDO SINCERO AOS PSEUDO BLOGUEIROS"


Tornou-se uma prática comum no meio dos blogues a troca de notícias, informações, dicas, enfim como forma até de interação, de reconhecimento entre os amigos e parceiros que por aqui se aventuram.
Mas vejam bem, falei de troca e reconhecimento entre amigos e ou parceiros, e me explico. Uma meia dúzia de inescrupulosos, aproveitadores, encontraram na blogosfera uma maneira de lucrar alto sem fazer absolutamente nada. isso mesmo, vejamos o que se pratica ultimamente: procuro um monte de patrocinadores, digo aos mesmos que criei um blog, fico em casa ligado no meu pc e assim que vejo algo interessante sobre o que me proponho a colocar nessa página virtual, vou lá copio, assino como se minha fosse a produção e pronto, deixo a todo o momento o meu portal super atualizado, sem precisar ir a nenhum evento, cobrir nenhuma matéria, enfim nada. 
Resultado, ganho muito dinheiro sem esforço nenhum, enganando o leitor e aquele que paga acreditando estar mostrando sua marca num local de "muita credibilidade". 
Nada contra a esperteza de ninguém, mas não me usem nessa atividade safada. 
Hoje nós temos parcerias com blogues e sites sérios em todo o estado, não é a esses que me refiro, pois sei que sempre que preciso recorro e sou atendido. Mas me dirijo sim, a você mau-caráter, deixe de "vilipendiar" o trabalho alheio e cuide em fazer algo útil. Ou pelo menos tenha a ombridade de reconhecer o trabalho dos outros, colocando a fonte de quem você copiou, dando o mínimo de reconhecimento a quem merece. 
Espero que os verdadeiros amigos e parceiros que tenho tenham entendido esse desabafo, estas linhas não se direcionam a nenhum de vocês, continuaremos com a nossa amizade, sempre em frente.

Niltinho Ferreira


OPINIÃO: Caro Niltinho, concordo com você em gênero, número, grau e tudo quanto a gramática me permitir. É impressionante a quantidade de "analfabetos letrados" que se acham aptos a gerenciar, assim denominemos, um veículo de comunicação. O que presenciamos, inúmeras vezes, são postagens com textos replicados de outros espaços por sujeitos que se dizem "blogueiros" e que o fazem, na maior cara deslambida, como se fossem os autores, não fazendo menção alguma sobre o local onde "pescaram" a matéria, recebendo, assim, créditos por uma produção intelectual de outra pessoa. Na maioria dos casos, estes plagiadores não escrevem por que são incapazes de fazê-lo e, quando tentam redigir um texto que possua mais de 03 linhas, acabam se "embananando" totalmente. Por isto, para não correrem o risco de caírem em um total descrédito, utilizam-se de forma desmedida o famoso "ctrl c + ctrl v". É impressionante o número de blogs onde há um predomínio de postagens contendo apenas imagens, sem conteúdo, sem texto, sem descrição... sem nada! Naturalmente, existem àqueles de cunho estritamente fotográfico, deixo bem claro que não refiro-me a estes. Em meios a minhas viagens diárias na "grande rede", já tive o desprazer de presenciar casos onde sujeitos enaltecem a aquisição de um novo equipamento fotográfico como se fosse algo do outro mundo. Todavia, é compreensível, visto que, o recurso visual é o único artifício que possuem para tentar atrair o público para seu ambiente virtual. Porém, como em tudo, há um público seleto, dotado de um senso crítico aguçado. Este público é exigente, prima por conteúdo, por qualidade e não se contentam e não absorve qualquer coisa postada na "www" e se sente desrespeitado quando alguém joga na net uma página com conteúdo limitado e sem autenticidade.

Durante o 2º semestre de 2011, andei por alguns blogs garimpando algumas "pérolas" que, certamente, fariam Machado de Assis repudiar a blogosfera. Na próxima semana tentarei publicar a 1ª leva destas "jóias da net", para ilustrar com exemplos aquilo que estou citando.

Prof. Jandeilmo Cleidson (Cleidão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário