sábado, 6 de agosto de 2011

COMENTÁRIO E ESCLARECIMENTOS

Prof. Nemésio Pereira e a equipe Juvenil Masc. da Escola Gilney de Souza

Ao tomar conhecimento sobre o artigo que redigimos ao final da matéria versando sobre as finais da 41ª Edição dos Jogos Escolares do RN - Regional de Pau dos Ferros, o professor que está a frente da equipe juvenil masculina de futsal da Escola Estadual Gilney de Souza - São Miguel, a qual foi campeã na categoria da edição em pauta, nos enviou um comento apresentando contra-argumentos sobre partes daquilo que postamos. Confira abaixo, na íntegra, o texto que nos foi enviado pelo Prof. Nemésio Pereira:

Professor! Quero parabenizar vc pelo conteúdo deste artigo. São muito honrosas as suas palavras escritas nesta matéria, e como profissional que sou também, tenho os mesmo pensamentos sobre tudo que escrevestes, agora tenho uma coisa também que não mencionastes, ÉTICA professor! Porque professores como nós fomos educados para que através do esporte formássemos cidadãos. Infelizmente professor, não posso concordar com a declaração final deste seu artigo, o que penso que é de forma inadequada, desqualificar a nossa conquista em 2010, justificando assim a derrota da equipe do Colégio Evolução, o qual o professor não foi ÉTICO, ao fazer ligações para o colégio Gilney de Souza se passando por outra instituição para coletar informações sobre atletas da nossa equipe, resumindo assim o trabalho de investigação que a matéria cobraria a ser feito naquele ano. Somos tão profissionais quanto todos que fazem os JERN’S da nossa Regional, posso dizer mais, muitos não são nem profissionais. E é em nome da minha Ética como profissional em Educação Física e com todos os mesmo objetivos o qual cita na matéria, que vamos continuar nosso trabalho de renovação do esporte Micaelense, temos aqui um processo a longo prazo, os JERN’S não é o fim para nós, mas apenas um meio o qual respeitamos muito enquanto instituição. Convidamos a todos os profissionais a conhecer nosso trabalho aqui em São Miguel de valorização das nossas categorias de base, temos equipe para disputarmos de igual com qualquer um, sem precisar destes artifícios, justificado pelo escritor deste artigo. Posso te confessar que fiquei muito satisfeito com o conteúdo da sua matéria, sobre Educação e formação, mas bastante triste pela tendência, o que classifico como antiético para o profissional. 

Professor Nemézio Pereira da Costa. 


ESCLARECIMENTOS: Professor Nemésio, inicialmente gostaria de parabenizar-lhe, mais uma vez, não apenas pela conquista do título que conseguistes pelo 2º ano consecutivo, mas pela atitude de fazer a coisa certa, primando pelo zelo e hasteando a bandeira dos reais objetivos do Esporte Educação. Porém, necessário se faz que esclareçamos alguns contrapontos que asseverastes em tua escrita. Inicialmente, concordo inteiramente contigo em relação ao conceito de "Ética" bem como sobre sua aplicação, embora não seja tarefa fácil precisá-lo. Contudo, é imprescindível que saibas a fonte das informações postadas as quais lhe causaram indignação. 

Pouco depois de encerrada a Regional de Pau dos Ferros dos XL JERN's, alguns alunos da instituição particular de ensino citada por V. Srª residentes no município de São Miguel, afirmaram que integrantes da equipe juvenil campeã de futsal em 2010, admitiram haver, dentro da mesma, jogadores atuando de maneira irregular. Ou seja, não "criamos" ou "inventamos" tal suposição, mas, a ouvimos de pessoas naturais e residentes no município sede da Escola Gilney de Souza e, se reveres a matéria, irás constatar que não fizemos uma afirmativa, mas sim uma suposição baseada na declaração destes alunos. Além do mais em momento algum sequer passou pela minha mente desqualificar vossa conquista, ao contrário, sempre mencionei para todos que me indagavam sobre a campanha do nosso time, que a desclassificação ocorreu para uma equipe extremamente preparada e que, dificilmente, não chegaria ao título. Apenas lamentei, posteriormente, após as informações sobre as supostas "irregularidades" chegarem ao meu conhecimento e, naturalmente, indignei-me com tal fato.

Em segundo lugar, sinceramente, desconheço as tais ligações por ti citadas. Na realidade, para mim, é e continua ignoto,  o número do telefone da Escola Gilney de Souza e, se V. Srª conhecesse um pouco melhor a minha índole, jamais iria começar a construir em seu tecido encefálico, a idéia de que pudesse ser o autor das mesmas. E, como este fato ocorrido é de conhecimento novo para mim, compartilhas da minha indignação, pois o caminho para se agir com retidão, nem de longe, passa por atitudes como essas.

Professor! Agradeço-lhe por acessar nosso espaço, assim como pelos esclarecimentos aqui postados. Felizmente, pelo teor das suas declarações, tudo nos leva a crer que as conjecturas que nos chegaram, estavam equivocadas - Felizmente! Também é muito bom saber que existem mais pessoas sérias e honradas que zelam pela moral, pelos bons costumes e pela... Ética. É bom saber que há outros profissionais desta área tão prazeroza fazendo a coisa certa, e lutando para que outros o façam.

Diante disto, queremos desculparmo-nos pela publicação que, conforme afirmastes, não condiz com a realidade, bem como agradecer-te, mais uma vez, pelo contato e pelos esclarecimentos tão tão valorosos quanto necessários. Sempre que quizeres, o Esporte Santanense estará de portas abertas para manifestares qualquer tipo de pensamento sobre qualquer assunto, pois acreditamos que é do debate, do confrontou ou da convergência de pensamentos, que se constrói o conhecimento.

Um abraço Fraterno!

Prof. Jandeilmo Cleidson (Cleidão)
Editor

Nenhum comentário:

Postar um comentário