Conforme havíamos prometido, estamos publicando, com EXCLUSIVIDADE, o Regulamento do Campeonato Municipal de Riacho de Santana, que tem início previsto para o próximo 03/09. A competição será denominado de "I Copa Municipal Paulo Barbosa de Futebol Amador", em homenagem a um amante do esporte que partiu de forma precoce. Naturalmente, o regulamento exposto abaixo, composto por 25 Artigos é o primeiro esboço, ou seja, a forma como está elaborado antes da apreciação dos dirigentes das equipes participantes. Desta forma, ainda poderão ocorrer modificações no mesmo, as quais serão postadas logo após a sua definição final, que acontecerá no próximo domingo (21/08), às 09 horas, no Congresso Técnico da Competição.
Riacho de Santana/RN
I COPA MUNICIPAL PAULO BARBOSA DE FUTEBOL AMADOR 2011
REGULAMENTO
Art. 1– Este regulamento é o conjunto das disposições que rege a I Copa Municipal Paulo Barbosa de Futebol Amador, do município de Riacho de Santana no ano de 2011.
Art. 2– A equipe participante desta competição, será considerada conhecedora deste regulamento, no que se refere aos seus direitos e obrigações, ficando submetida a todas as suas disposições e penalidades que dela emanam.
Art. 3– O prazo máximo para que uma equipe possa se inscrever na competição, é indispensável que:
§ 1º - Apresente o formulário de inscrição, devidamente preenchido até sua 1ª partida;
a) Considera-se efetivação da inscrição o preenchimento completo da ficha respectiva, inclusive, com a assinatura do atleta;
Art. 4– O número máximo de participantes por equipe, será de 22 atletas, confirmados até a 2ª Partida na competição.
§ 1º: Um atleta inscrito em uma equipe não poderá atuar, na competição, por outra equipe em hipótese alguma;
§ 2º: Nenhuma inscrição efetivada poderá ser cancelada.
Art. 5– Toda informação contida não ficha de inscrição será de inteira responsabilidade do dirigente da equipe que o assinou.
Art 6– Poderão participar da competição, pessoas que nasceram em Riacho de Santana, mesmo que não residam na localidade, mas, que apresentem título eleitoral pertencente ao município e; pessoas que, mesmo não tendo nascido em Riacho de Santana, tenha se tornado eleitor do município, ou seja proprietário, a mais de 01 (um) ano, imóvel localizado dentro de seus limites territoriais.
Parágrafo único - Atendendo os requisitos mencionados acima mencionados, o atleta terá permissão de participar da competiação, independentemente de estar disputando qualquer outra competição.
Art 7– O jogos terão início em horário fixado pela comissão organizadora, sendo considerada perdedora por (W x O), a equipe que não comparecer ao local da competição, até (15) quinze minutos no máximo, após o horário estabelecido.
Art. 8– O campeonato será disputado em fases: na primeira, as equipes serão divididas em grupos, e jogarão entre si dentro de cada grupo, classificando-se para a fase seguinte as 08 (oito) equipes que obtiverem o melhor desempenho. A partir da 2a fase, as partidas serão eliminatórias, continuando na disputa apenas a equipe vencedora.
Art. 9– A contagem de pontos para a primeira fase será a seguinte:
Por vitória 3 pontos
Por empate 1 ponto
Por derrota 0 ponto
Art. 10– Em caso de duas ou mais equipes terminarem a primeira fase com o mesmo número de pontos, serão adotados os seguintes critérios de desempate para decidir-se qual equipe passará a fase subseqüente:
1 – Confronto direto entre duas equipes;
2 – Maior número de vitórias;
3 – Saldo de gols (apenas entre o jogo ou os jogos as equipes empatadas);
4 – Menor número de gols sofridos (apenas entre o jogo ou os jogos as equipes empatadas);
5 – Maior número de gols marcados (apenas entre o jogo ou os jogos as equipes empatadas);
6 – Sorteio.
Art. 11 – Em caso de desistência (W x O), para efeito de contagem, será conferido o resultado de 01 x 00 em favor da equipe beneficiada.
Art. 12– Nas fases decisivas, quando o jogo terminar empatado no tempo regulamentar, será cobrada uma série de 05 penalidades máximas, permanecendo o empate serão cobradas penalidades máximas alternadas até surgir a equipe vencedora, só podendo participar desta decisão o atleta que estiver participando do jogo ao final do mesmo, sendo que cada atleta designado terá direito a uma penalidade, caso todos os jogadores aptos a participar da decisão tenham cobrado suas penalidades, e o jogo permanecer empatado, a vaga será decidida através de sorteio.
Art. 13– Os primeiros colocados na competição, farão jus a seguinte premiação:
A definir...
Art. 14– As partidas serão apitadas por 01 árbitro + 02 auxiliares ou por 02 árbitros, conforme disponibilidade e julgamento da comissão.
Art 15– Caberá aos árbitros designados para atuar nas partidas, aplicar as regras específicas da modalidade, agindo de forma imparcial.
§ Único: É proibido aos árbitros e seus auxiliares fumar e/ou ingerir bebidas alcoólicas no local da competição, bem como atuarem alcoolizados.
Art. 16– Caso as cores dos uniformes se prestem a estabelecer dificuldades para identificação, pela arbitragem, a equipe colocada do lado esquerdo da tabela dos jogos deverá proceder a troca do uniforme para o jogo correspondente.
§ Único: A Comissão Organizadora não se obriga a manter um “Padrão de Camisas” de reserva para atender os casos previstos neste Artigo. A responsabilidade total pela substituição dos uniformes é da equipe participante.
Art. 17– Todas as partidas serão realizadas no campo da cidade.
Art. 18 – Será de atribuição da Comissão Organizadora:
a) Confeccionar tabelas, regulamentos, fichas de inscrições e distribuí-las aos dirigentes das equipes participantes, bem como súmulas para serem preenchidas utilizadas em todas as partidas da competição
b) Zelar pela segurança do Evento, de preferência, fazendo com que a Polícia Militar se faça presente no local das partidas durante a realização da mesma;
c) Manter o campo em condições de jogo antes de cada rodada (marcação, redes, cordas ao redor, etc);
d) Ter, pelo menos 02 (duas) bolas para a realização de cada partida, além de, no mínimo, 02 (dois) gandulas para repô-las, quando as mesmas saírem do campo de jogo;
e) Cuidar para que os oficiais de arbitragem que atuarão em cada partida, assim como um de seus membros, cheguem ao local, pelo menos 15 (quinze) minutos antes do horário previsto para o início da mesma.
Art. 19– Todas as partidas terão a duração de 80 minutos, divididas em duas etapas de 40 minutos cada e, com 15 minutos de intervalo;
Art. 20 - O responsável por cada equipe deverá apresentar o documento de identificação de cada jogador inscrito sempre que solicitado por representante legal de equipe que esteja participando da competição e atuando no momento.
Art. 21– Será permitido o número máximo de 06 (seis) substituições por equipe em cada partida e, o atleta substituído, não poderá voltar a atuar na partida em que ocorreu a substituição.
Art 22 – Toda substituição de atletas durante uma partida deverá ser previamente comunicada e autorizada pelo árbitro antes de sua efetivação, bem como trocas de números de camisas entre jogadores, caso isso não ocorra o(s) atleta(s) envolvido(s) serão punidos com 01 (um) cartão amarelo.
Art. 23 – O atleta que, durante a competição, receber 2 (dois) cartões amarelos, ou 1 (um) cartão vermelho, estará automaticamente suspenso do jogo seguinte, só podendo voltar a jogar por sua equipe após o cumprimento da punição.
§ 1º: A contagem de cartões, para fins de suspensão automática é feita separadamente e por tipologia de cartões, não havendo possibilidade de o cartão vermelho apagar o amarelo, já recebido na mesma ou em outra partida da competição;
§ 2º A contagem de cartões (vermelho e amarelo) será feita dentro da competição, portanto os cartões recebidos na fase eliminatória serão agregados aqueles aplicados em outras fases, inclusive na decisão.
§ 3º O atleta que for expulso durante um jogo e/ou proceder com conduta violenta ou grosseira ou com manifestações injuriosas para com demais jogadores, árbitros, auxiliares ou organizadores, mesmo que a partida já tenha sido encerrado, poderá ser julgado e ter sua punição ampliada, podendo, inclusive, ser suspenso da competição;
§ 4º: Qualquer tipo de agressão de natureza física para com os árbitros, auxiliares e organizadores, acarretará na exclusão do atleta da competição, podendo este ainda ser indiciado na polícia, em virtude do tipo de agressão.
Art 24 – A equipe que utilizar atleta(s) irregular(es) em qualquer partida válida pela competição, sujeitar-se-á:
a) Perda automática dos pontos ganhos na partida, em caso de vitória, com atribuição de 3 (três) pontos ganhos à equipe adversária;
b) Perda automática dos pontos ganhos na partida, em caso de empate, com atribuição de 3 (três) pontos ganhos à equipe adversária;
c) Ratificação de 00 pontos ganhos na partida, em caso de derrota, com atribuição de 3 (três) pontos ganhos à equipe adversária;
d) Em caso de reincidência, a equipe será eliminada da competição.
Art 25 – Os casos omissos serão resolvidos pela Junta Desportiva, formada para esta competição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário