segunda-feira, 29 de agosto de 2011

COPINHA DE FUTSAL: M. VIEIRA/RN

Dois jogos realizados domingo (28/08) pela I Copinha de Futsal de Marcelino Vieira/RN:
  • CKJ F.C  8X5  Real Soccer;
  • Scorpions  3X3  CCE




OPINIÃO: Temos que classificar como "louvável" a atitude dos jovens que promoveram esta competição. É preciso coragem para se enfrentar uma empreitada deste tipo. Contudo, quando se parte para tal desafio, é necessário que se utilize e se abuse de uma característica: PRUDÊNCIA! Pois, um evento esportivo, geralmente, é promovido para o público e, sobretudo, quando há a participação de equipes de localidades distintas, espera-se que haja o mínimo de organização necessária para que a coisa aconteça dentro dos moldes considerados satisfatórios. Por exemplo: é preciso que se haja um regulamento pelo qual o evento seja regido e que o mesmo não deixe ou busque não deixar dúvidas quanto a sua interpretação e que, após o início da competição, seja imutável; os árbitros devem conhecer as regras do esporte em questão ou, pelo menos, as básicas; além de respeito com os participantes e torcedores que prestigiam o acontecimento.

No evento em questão, está ocorrendo justamente o contrário. Pelo que percebemos, os organizadores, sem experiência nenhuma neste quesito, optaram por fazerem sozinhos, sem buscar ajuda de pessoas mais experientes, talvez, até por achar que fosse algo fácil. Já na 1ª rodada percebemos o despreparo dos mesmos quando asseveraram que ao goleiro seria permitido permanecer "06 segundos" com a bola, quando, nas próprias supostas "regras do jogo" postadas no blog criado para acompanhar a competição, está explícito que são apenas "04 segundos". O que demonstra que nem eles leram o que postaram.  
(9- Se o goleiro demora mais que 4 segundos para executar o arremesso de meta, um tiro livre indireto (dois lances), será concedido em favor da equipe adversária, colocando-se a bola sobre a linha da área de meta e no ponto mais próximo onde ocorreu a infração.)

Na rodada deste domingo (28/08), algumas falhas graves foram detectadas:
  1. Diferente do que aconteceu na 1ª rodada, o tempo passou a ser cronometrado. (Como é que pode o regulamento de uma competição mudar de uma rodada para a outra?)
  2. Os árbitros concediam solicitação de tempo a uma equipe quando a posse de bola pertencia a outra, mostrando total despreparo, além de, diversas vezes, discordarem em algumas interpretações;
  3. Houve mudança de árbitro durante o 1º tempo da 1ª partida do dia que, por sinal, foi invertida em relação a 1ª tabela publicada no referido blog. Além disto, a 2ª etapa deste jogo, começou apenas com um árbitro, sem que o outro juiz e nem o anotador da partida percebessem o fato. É que um dos juízes da partida, tinha saído para fumar. Só depois que um jogador de uma equipe que jogaria a seguir indagou pelo juiz, foi que, o anotador e organizador teve a preocupação de convocar o árbitro que apitara inicialmente e que estava vendo o jogo da arquibancada e que depois, novamente, foi substituido pelo outro que, por sua vez havia terminado o seu cigarro;
  4. Antes do início da 2ª partida, o organizador pediu aos dirigentes das equipes que entrariam em quadra, que aguardassem um pouco, pois haviam esquecido a súmula do jogo e, algum tempo após, começou o jogo anotando os acontecimentos do mesmo em uma folha em branco e, bem depois transcreveu para a tal súmula que, finalmente, aparecera.
  5. Além de tudo isto, as supostas "regras" da competição postadas no blog, referem-se à regras de futsal, praticamente, nada possuem de específico em relação ao evento. E a minúscula parte que faz menção diretamente a copinha, nunca foi respeitada:
(Será esperado no Maximo 10 minutos para o inicio da partida se uma das equipes não estiver com todos os jogadores escritos presentes no exato momento, ou o uniforme completo, perderá a partida por WO.)
    O que se viu, desde a 1ª rodada, foram equipes atuando, praticamente, sem padronização na sua indumentária. Ainda, na rodada do domingo, teve uma equipe que atuou com o goleiro vestindo a mesma camiseta (colete) dos jogadores de linha, quando, as regras gerais do futsal apregoam que este deva ter um uniforme diferente dos demais (Regra 4: Item 5). Mais um reflexo de despreparo da organização e da arbitragem.

    Sabemos que os garotos tiveram boa vontade e coragem de organizar a competição, porém, como dissemos inicialmente, sempre se faz necessário Prudência. Acreditamos que todo ser humano inteligente aprende com seus erros e, sem dúvidas, eles o são. Assim, certamente, se acontecerem outras edições, as mesmas serão melhores planejadas e organizadas. Assim Esperamos!

    MAIS IMAGENS:
    CJK 08x05 Real Soccer

    CCE aquecendo

    Scorpions aquecendo

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário